Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

10 Imagens que Marcaram o Mundo (como ele é)

A arte da fotografia e das imagens registram o mundo como ele é através da história e revelam fatos que nunca serão esquecidos através de imagens.



10 - Crianças caindo de prédio
1975



Esta foto, tirada por Stanley Forman em 22 de julho de 1975, mostra a jovem Diana Bryant, na época com 19 anos, e sua afilhada Tiare Jones, de 2, caindo de uma escada de incêncio enquanto um apartamento pegava fogo em Boston. O registro foi publicado na ocasião pelo jornal Boston Herald. Bryant morreu na noite daquele mesmo dia Tiare sobreviveu ao acidente.



9 - O sofrimento de Omayra
1985


Omayra Sanchez foi uma menina vítima do vulcão Nevado del Ruiz durante a erupção que arrasou o povoado de Armero, Colômbia em 1985. Omayra ficou três dias jogada sobre água, lodo e os restos de sua própria casa e presa aos corpos dos pais. O sofrimento de Omayra foi vivenciado em tempo real. Não foi possível retirar a menina pois estava presa e a falta de paramédicos e equipamentos para amputar suas duas pernas, o necessário para livrá-la do sofrimento.
O registro foi feito pelo fotógrafo francês Frank Fournier três horas antes do falecimento da garota. A fotografia, no entanto, só foi publicada meses após a tragédia.


8 - Protesto nas Ruas de Saigon
1963


O monge vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo ao próprio corpo durante protesto em uma rua de Saigon, em 11 de julho de 1963. A manifestação foi uma resposta à maneira opressora pela qual a religião budista era tratada em seu país. Durante o ato, o monge permaneceu imóvel e não disse uma sequer palavra. Seu gesto foi imitado por outros monges. Após o protesto, o corpo de Thich Quang Duc foi cremado, como prega a sua religião.


7 - Pai Protegendo Filho na Palestina
2000




Em outubro de 2000, o mundo ficou chocado com as imagens feitas por um repórter francês mostrando o desespero de pai e filho na Palestina. Em meio ao fogo cruzado, Mohammed Jamal Aldura, de 12 anos, é atingido por varios disparos o garoto morreu diante da câmera.


6 - Assassinato de vietcong
1968



Eddie Adams, fotógrafo correspondente em 13 guerras, registrou em fevereiro de 1968 o assassinato de um jovem guerrilheiro vietcong em Saigon. O crime foi praticado por um coronel a mando do chefe da polícia da cidade. A foto rodou o mundo e garantiu ao fotógrafo o prêmio Pulitzer.


5 - Assassinato de Kennedy
1963


Em 22 de novembro de 1963, o até então presidente norte-americano John Kennedy foi supostamente assassinado por Lee Harvey Oswald enquanto passeava na limousine presidencial com a sua esposa, Jacqueline Kennedy, pelas ruas de Dallas, Texas. O crime foi registrado pela câmera de um fotógrafo, que captou o exato momento em que JFK foi atingido na cabeça. O suposto assassino de Kennedy seria assassinado em frente às câmeras também misteriosamente antes de seu julgamento.

4 - Ataque ao World Trade Center
2001


O maior atentado terrorista da História, rendeu inúmeras imagens chocantes. Uma das mais fortes é esta, que mostra o exato momento em que a segunda torre é atingida pelo avião sequestrado. Assim como outros registros, a foto rodou o mundo e virou símbolo da fragilidade do poderia norte-americano até então incontestável.

3 - Homem enfrentando tanque na China
1989



Durante o protesto na Praça da Paz Celestial, na China, um jovem anônimo chamou a atenção do mundo, em 1989, ao parar na frente de uma fileira de tanques de guerra que tentavam avançar. o fato ficou registrado para sempre graças às lentes do fotógrafo Jeff Widener. O jovem ,manifestante, que ficou conhecido como "o rebelde desconhecido", foi inclusive eleito pela revista norte-americana Time como uma das pessoas mais influentes do século XX. Sua identidade e seu paradeiro, no entanto, são desconhecidos até hoje.

2 - Garota atingida por ataque no Vietnã
1972



O fotógrafo vietnamita Nick Ut ganhou o prêmio Pulitzer graças à esta foto, que mostra o desespero de uma menina de 9 anos, que teve as roupas e a pele queimadas ao ser atingida por um ataque de Napalm (bomba incendiária norte-americana) em um vilarejo no Vietnã. O registro foi feito em 8 de junho de 1972 e mostra, além da garotinha Kim Phuc soldados vietnamitas correndo logo atrás. Um ano após a foto, Nick Ut reencontrou Kim Phuc, que hoje mora no Canadá com o marido e os dois filhos. Em 97, ela criou a fundação Kim Phuc, que ajuda crianças vítimas de guerras.

1 - A menina e o abutre
1993


O fotógrafo sul-africano Kevin Carter foi até o Sudão, em 1993, para registrar a tragédia da fome causada pela guerra civil no país. na casião, ele fotografou em uma aldeia uma garotinha faminta prestes a morrer, que rastejava em direção a um posto de alimentação enquanto era observada por um abutre. Um ano depois, em 23 de maio de 94, Carter foi premiado com o Pulitzer graças ao registro. Criticado por não ter ajudado a garotinha (como se o prêmio a denúncia não fossem o suficiente) e pressionado pelo sentimento de culpa, o fotógrafo se matou em 27 de julho de 94; Ele colocou  dentro do próprio carro uma mangueira ligada ao escape do veículo. Acabou morrendo evenenado por monóxido de carbono aos 33 anos de idade.
E fica a recomendação pra quem quiser conhecer a vida de Carter e outros amigos foto-jornalistas fica a recomendação para o filme "Repórteres de Guerra". Simplesmente fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário