Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de março de 2012

A História por trás da Música 'Jeremy'



Se você conhece a ótima banda americana de hardrock e grunge Pearl Jam deve conhecer a ótima música chamada 'Jeremy', se você conhece e canta esta música já deve ter se perguntado: "o que Jeremy falou na sala hoje?" (refrão: "jeremy spoke in class today")
Bem, aqui neste post você saberá o que ele falou, e não é nada do que gostariamos de ter ouvido nas letras do Pearl Jam...
Mas por fim vamos aos fatos:


A letra:

"Jeremy" é baseada em duas histórias reais. A inspiração principal veio de uma matéria de jornal sobre um garoto de 15 anos, Jeremy Wade Delle, nascido em 10 de Fevereiro de 1975, de Richardson, Texas, EUA, que cometeu suicídio com uma arma de fogo na frente de sua turma de Inglês, na Richardson High School, no dia 8 de Janeiro de 1991, pelas 9:45 horas.
Delle foi descrito pelos seus colegas de aula como "muito tímido" e era conhecido por sempre aparentar que estava triste. Após chegar atrasado na escola aquela manhã, foi dito a Delle que pegasse uma autorização na direção. Ele saiu da sala e voltou com um revolver .357 Magnum. Delle foi até a frente da classe, anunciou "Senhorita, eu peguei o que tinha ido buscar", colocou o cano da arma na boca, e puxou o gatilho antes que a professora ou alguém de sua turma pudessem fazer alguma coisa.

A outra história na qual a música é baseada, envolve um estudante que Vedder conheceu no ginásio em San Diego, Califórnia, neste caso ele não se matou mas acabou dando uns tiros numa turma de oceanografia.



Videoclipes:

Jeremy - Clipe original

Em julho de 1991, Vedder conheceu o fotográfo Chris Cuffaro. Vedder sugeriu à Cuffaro que dirigisse um videoclipe para a banda. Depois de muita insistência de Vedder, a Gravadora Epic autorizou Cuffaro a usar qualquer música do álbum Ten. Ele escolheu "Jeremy", que não era cogitada para ser lançada como single na época. A gravadora acabou se recusando a financiar o clipe, forçando Cuffaro a financiá-lo sozinho. Cuffaro levantou o dinheiro pegando um empréstimo, vendendo toda a sua mobilia e vendendo metade de sua coleção de guitarras. Primeiro ele filmou várias cenas de um jovem ator, Eric Schubert, interpretando Jeremy. Cuffaro e sua equipe passaram um dia inteiro filmando Schubert fazendo o papel de Jeremy. As cenas com o Pearl Jam foram filmadas em um galpão em Pico Boulevard, na cidade americana de Los Angeles, Califórnia, no dia 4 de outubro de 1991. Uma plataforma giratória foi colocada no centro do set, na qual os membros da banda subiam individualmente para dar a ilusão de que a música estava sendo tocada, enquanto a plataforma era girada manualmente por um dos membros da equipe de Cuffaro. Vedder apareceu com uma fita preta ao redor do braço, em sinal de luto pelo verdadeiro Jeremy.
Para economizar dinheiro, Cuffaro cuidou de toda a pós-produção sozinho. Ele demorou 6 meses para terminar o clipe que, no fim, foi rejeitado pela gravadora. A versão de Cuffaro nunca apareceu na televisão e só sobreviveu em fitas piratas.








Jeremy - Vídeo oficial

Quando Cuffaro havia terminado seu videoclipe, a gravadora Epic começou a pensar em lançar "Jeremy" como um single. O direitor Mark Pellington foi colocado a frente do projeto.Pellington afirmou "não sou um grande fã da banda, mas aquela letra me intrigou: "Falei com Vedder e realmente saquei a paixão dele". Pellington e Pearl Jam decidiram em Kings Cross, Londres, na Inglaterra, em junho de 1992, que filmariam uma nova versão do clipe de "Jeremy".
Trabalhando com o editor veterano Bruce Ashley, o super-produzido videoclipe de Pellington incorporou novas tecnlogias de edição e sobreposição de sons, imagens paradas, animação e elementos de texto com ação ao vivo para criar um efeito de colagem. O ator Trevor Wilson interpretou o papel de Jeremy. As tomadas de sala-de-aula foram feitas no Bayonne High School, na cidade americana de Nova Jersey. O vídeo também possui vários close-ups de Vedder cantando a música, enquanto os outros membros da banda quase não aparecem. Algumas cenas eram similares as do clipe original, mas em se tratando de tomadas da banda, Pellington se focou em Vedder. Vedder é algo como o narrador do clipe.




Premiações e reconhecimentos:

Após o seu lançamento a música e o clipe de Jeremy ganharam vários prêmios e nomeações, dentre eles:

36° posição entre os 100 melhores videoclipes eleitos pela revista Rolling Stone;
19° posição entre os 100 Melhores Vídeos Já Feitos eleitos pela MTV;
48° posição entre as 100 Melhores Canções Pop Desde os Beatles eleitos pela revista Rolling Stone;
85° posição entre os 100 Maiores Singles de Todos os Tempos eleitos pela Kerrang!;
32° posição entre as 100 Melhores Canções dos Últimos 25 Ano eleitos pela VH1;
11° posição entre as 100 Maiores Canções dos Anos 90 eleitos pela VH1.

Além destes prêmios o videoclipe de Jeremy ganhou quatro MTV Video Music Awards em 1993, incluíndo o de "Melhor Clipe do Ano", "Melhor Clipe de Banda", "Melhor Clipe de Rock" e o de "Melhor Direção".

ps.: se você assistir vai saber porque o clipe ganhou tantos prêmios, é fantástico e emocionante.



Foto do túmulo real onde foi enterrado Jeremy Wade Delle em 1991:



Foto real de Jeremy Wade Delle:



Até quando teremos jovens suicidando-se por conta dos pais ou responsáveis por ignorar seus filhos seja afetivamente, psicologicamente ou medicamente? São casos que infelizmente continuarão a existir aqui e ali, perto e longe, em qualquer lugar, a minha única esperança é que os pais tenham condições de serem pais quando tiverem ou adoratem os filhos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário